Dia Mundial do Livro Infantil

      1A 2 de abril comemora-se, em todo o mundo, o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Hans foi autor de inúmeras histórias infantis: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia são algumas das mais famosas.

A partir de 1967, em sua homenagem, o dia 2 de abril passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Um dos vários recursos produzidos de apoio ao projeto “Bibliotecas ColorADD”, é um livro infantil da autoria de Sílvio Maltez, professor bibliotecário da EB1 Mem Martins n.º2, com prefácio de Miguel Neiva, autor do universal código de identificação de cores para daltónicos “ColorADD”.

O título infantil “ A BIBLIOTECA ColorADD – UMA HISTÓRIA INCLUSIVA ”, é uma abordagem lúdica e pedagógica de divulgação do Sistema de Identificação de Cor para Daltónicos.
Numa linguagem verbal e visual simples, o código de identificação de cores ColorADD é apresentado às crianças que se vêm retratadas com as personagens, ações e locais apresentados na narrativa.
A história sensibiliza e valoriza ainda o respeito pelo outro, pela diferença, pela amizade, pela entreajuda e pela solidariedade.

Em homenagem ao patrono deste tão importante dia para a infância, disponibilizamos aqui a versão vídeo do título, em inglês, produzida por um aluno do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, no âmbito da Visita de Estudo Transversal “A View on Inclusive Practices”, organizada pelo Município de Sintra entre 10 e 14 de março de 2014.

 

Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe um comentário