ColorADD vs NEE

inclusãoA escola INCLUSIVA é uma escola onde todas as crianças são respeitadas e encorajadas a aprender. 

As Unidades de Ensino Estruturado são pois, valiosos recursos das escolas para fomentar a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos alunos com algumas perturbações, na vida escolar em particular e na sociedade em geral.

No Agrupamento de Escolas de Mem Martins existem três Unidades de Ensino Estruturado. Existem também outros recursos, nomeadamente um psicólogo, uma terapeuta da fala e alguns docentes de educação especial que dão um apoio próximo a alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

Estes agentes educativos estão particularmente habilitados tecnicamente e recorrem a estratégias pedagógicas em áreas específicas das problemáticas individuais dos alunos que apoiam. Uma característica particular destes agentes educativos é a sensibilidade às questões relacionadas com a inclusão. Ora, sendo o projeto “Bibliotecas ColorADD” alicerçado na Inclusão, é natural que, também eles, se queiram envolver e dar o seu contributo pessoal ao projeto do Agrupamento de Escolas de Mem Matins.IMG_3197

Os técnicos e docentes do ensino especial do agrupamento têm, juntamente com os professores bibliotecários, trocado sugestões, definido estratégicas, sinalizado lacunas e identificado possíveis melhoramentos técnicos e pedagógicos que podem ser aplicados ou adquiridos nas e para as bibliotecas escolares, melhorando-as consideravelmente e tornando-as espaços efetivamente para TODOS.

 “As bibliotecas escolares devem disponibilizar os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social. Aos utilizadores que, por qualquer razão, não possam utilizar os serviços e materiais comuns na biblioteca, devem ser disponibilizados serviços e materiais específicos.”

 in Manifesto IFLA/Unesco 2000, Diretrizes para Bibliotecas Escolares

IMG_3204Já aqui agradecemos o especial contributo dos alunos que se têm voluntariado para, nas bibliotecas escolares do agrupamento, realizarem o processo de colocação de etiquetas coloridas com os símbolos ColorADD a elas associado, no fundo documental de cada biblioteca escolar.

Mas entre os voluntários que colaboram com as equipas das bibliotecas escolares, existem alguns que nos merecem especial atenção e carinho: os alunos das Unidades de Ensino Estruturado e os alunos da Educação Especial.

Estes especiais voluntários, com as limitações individuais que cada um apresenta, contribuem em algumas das atividades desenvolvidas e promovidas pelas bibliotecas escolares, no âmbito deste inclusivo projeto: A etiquetagem supra citada, as Leituras Inclusivas e, no caso da Secundária de Mem Martins, na produção de power point’s que habitualmente são utilizados em atividades da biblioteca escolar desta unidade de ensino.  

A todas as Unidades de Ensino Especial do Agrupamento, a todos os docentes de Educação Especial do Agrupamento, a todos os Apoios Técnicos do Agrupamento e especialmente a todos os alunos que destes recursos têm apoio e connosco têm colaborado, o mais sincero agradecimento da equipa de professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

IMG_3198 IMG_3200

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s