As CORES da Paz

Mural EE guerra de almofadasCriatividade, inovação, originalidade, singularidade… são qualidades que têm caraterizado, ao longo dos anos, a dinâmica da Terra do Faz-de-Conta, a biblioteca escolar da EB1 Mem Martins n.º2 – Escola Piloto.

Várias são as ações e os projetos desenvolvidos que mereceram e merecem o reconhecimento desta biblioteca escolar. O projeto “Bibliotecas ColorADD”, é disso exemplo. Foi esta biblioteca, a 1ª no Mundo, a aplicar aos seus serviços e recursos, o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos – ColorADD.

A capacidade de reinventar as ações e projetos dinamizados, é também uma caraterística da equipa de docentes que gere este espaço.

A celebração do “Dia da Não-Violência e da Paz nas Escolas”, efeméride comemorada a 30 de janeiro, foi este ano alvo de reformulações. Um dos objetivos desta reformulação foi a inovação. Outro dos objetivos foi a associação da comemoração deste dia ao processo de alfabetização visual do código monocromático ColorADD, baseado em símbolos que representam as cores, que na Piloto está a ser implementado.

Para a equipa da biblioteca escolar, a família não é importante no processo de educação, ELA É FUNDAMENTAL.

Cientes de que as cores são elementosIMG_3120 presentes no quotidiano sob diversas formas e aspetos, e que à “Paz” apenas uma cor em particular é habitualmente associada, o branco, decidiu a equipa da biblioteca escolar construir um mural coletivo denominado “As Cores da Paz.”. Um simples e colorido desafio proposto aos pais e encarregados de educação que serviu para divulgar, sensibilizar e envolvê-los no projeto de inclusão “Bibliotecas ColorADD”.

DESAFIO:

1º- Reunir em família e juntos, em impresso produzido para o efeito, redigirem uma pequena mensagem sobre a importância da educação pela Não-violência e pela Paz;

2º- Consultar a tabela de códigos ColorADD e juntos, identificarem a cor associada a um símbolo específico proposto;

3º- Utilizar o lápis de cor correspondente ao símbolo identificado e juntos, pintarem de igual modo, um exemplo proposto;

4º- Utilizar uma tesoura para recortar parte do impresso e devolver à escola, por intermédio dos educandos, a parte destacada.

 A este ambicioso desafio responderam centenas de pais e encarregados de educação.

IMG_3114O policromático mural construído de pacíficas mensagens, atraiu centenas de pessoas, entre alunos, docentes, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação.

A comunicação social que neste dia compareceu na escola, evidenciou o mural “ As Cores da Paz” e também a “Mega Ilustração ColorADD”, produzida em anterior ação do projeto de INCLUSÃO do agrupamento, usando-os como “pano” de fundo a entrevistas efetuadas a professores e alunos da escola.

Esta ação potenciou a divulgação da pacífica mensagem transmitida neste dia, e também a propagação do Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos na comunidade escolar em particular e para o mundo em geral.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s