Animação da Leitura de livros Inclusivos

cartaz divulgação do projetoO Projeto Bibliotecas ColorADD, alicerça-se nas questões da INCLUSÃO.

Mas o que é incluir?

Incluir, é não colocar a diferença em questão. Não é ignorar que temos diferenças, porque todos as temos. É perceber a diversidade como uma característica natural de cada um, em vez de fazer disso um parâmetro para definir o que é normal e anormal. Pressupõe estarmos em pé de igualdade uns com os outros. E da consciência dessa equidade derivam dois aspetos: desfazer alguns costumes e preparar o espaço físico adequando-o de maneira a que todas as pessoas tenham acesso ao que a sociedade oferece e que nos é de direito: saúde, educação, transporte, trabalho, etc.

A educação inclusiva, por tanto, diz respeito à mudança de atitudes, nomeadamente a formas de pensar que não interagem com o presente, enraizadas em contextos históricos e ideológicos de outras épocas, e que se reflete na sociedade como um todo. Hoje não é mais aceitável, por exemplo, confundir deficiência com impossibilidade, ainda mais se pensarmos na tecnologia e na diversidade de recursos que estão disponíveis.  

Neste sentido, a escola tem hoje um papel propulsor de cidadania e do desenvolvimento. Aos agentes educativos cabe trazer para dentro da comunidade escolar o debate a este respeito, para que a mensagem de desenvolvimento de uma cultura de inclusão que considere a pessoa humana com deficiência em todas as suas potencialidades, extrapole os muros que delimitam o espaço físico da escola.

 Diapositivo1Os livros são, de entre um vasto leque de recursos educativos disponíveis hoje nas bibliotecas escolares, uma “ferramenta” de grande utilidade para abordar, explorar, debater, consolidar… conceitos e mensagens.

Durante a Semana da Inclusão, os livros estiveram em especial evidência nas escolas do agrupamento de Mem Martins. Do título “A Biblioteca ColorADD” já aqui falámos em anteriores artigos (post’s).    

Mas de muitos outros livros se pode partir para abordar e debater a INCLUSÃO.

“Não Faz Mal Ser Diferente” de Tood Parr, apesar de recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o ensino Pré-Escolar, foi também abordado em todos os ciclos de ensino, ainda que de forma diferente.

Com frases curtas, diretas e envolventes e coloridas ilustrações que aproximam e chamam a atenção de quem “mergulha” nesta história, o autor mostra que não há problema em ser, ter ou fazer algo diferente do que é comum.

“…Não faz mal ser-se diferente. Tu és Especial e Importante só por seres quem tu és.”

Uma das principais características dos livros de Tood Parr, além da simplicidade do texto, são a cor e as ilustrações que fazem lembrar os primeiros desenhos das crianças.

Quem é daltónico, infelizmente não consegue ver a “riqueza” de cores utilizadas nos títulos deste autor.

A equipa da biblioteca escolar da escola Maria Alberta Menéres, ambiciosa como sempre, quis ir mais longe na abordagem deste título: organizou várias sessões de debate denominados “Não Faz Mal Ser Diferente” e produziu uma adaptação virtual do livro, associando alguns dos símbolos do Código de Identificação de Cores para Daltónicos  “ColorADD”, a cores utilizadas nas ilustrações. Esta é também uma forma de inclusão e alfabetização visual deste inovador código.

As turmas que nestes debates participaram (alunos do 2º e 3º ciclos), ao serem confrontadas com as questões ilustradas no livro, mostraram-se inicialmente inibidas em dar as suas opiniões. Com a intervenção da professora bibliotecária e os professores que as acompanharam, a inibição foi ultrapassada e vários foram os contributos pessoais dos alunos que, num agradável e enriquecedor debate, exprimiram a interpretação dos significados e significações implícitas desta história INCLUSIVA.

DSC01185

DSC01230

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s