Jardim ColorADD

Happy child with painted handsO Jardim de Infância é um espaço mágico repleto de CORES, sons, cheiros, texturas …

É um local onde os grandes aprendem com os pequenos o que é ser realmente grande e os pequenos alcançam as maiores conquistas.

É no Jardim de Infância que muitas crianças aprendem as cores e os seus nomes.

É também no Jardim de Infância que ouvem pela primeira vez os vocábulos cores primárias e cores secundárias. A aprendizagem da cor pela experimentação é para as crianças, algo de fascinante e inesquecível.

A este nível de ensino, embora exista, muitas vezes não está ainda diagnosticado o daltonismo. Esta limitação pode, em muitos casos, influenciar a aprendizagem, nomeadamente quando a cor é um fator de identificação, escolha, seleção, orientação.

P1040768As Educadoras de Infância, à semelhança dos docentes do 1º ciclo são quem muitas vezes detetam e sinalizam estas limitações nas crianças. São também estes agentes educativos quem informam e recomendam aos pais e encarregados de educação, despistes e exames oftalmológicos que confirmem ou desmintam dúvidas que surgem.

Nos casos em que existam crianças com esta limitação, os educadores e docentes podem hoje, recorrer a uma ferramenta que permite a quem de daltonismo sofre, aprender as cores e as aprendizagens que delas se auxiliam: o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos – ColorADD.

Este inovador e inclusivo código, cujo nome o projeto do Agrupamento de escolas de MemP1040761 Martins se inspirou, está também a ser aplicado, aprendido e explorado pelos alunos mais novos do agrupamento: as crianças do Jardim de Infância da EB1/JI Serra das Minas n.º1.

As duas Educadoras de Infância desta unidade escolar foram “conquistadas” pelo projeto “Bibliotecas ColorADD” e aceitaram o desafio de o estender às salas do Jardim e às práticas das suas atividades diárias. Uma das educadoras é particularmente sensível a esta questão, uma vez que é, ao mesmo tempo, filha de um daltónico e mãe de um daltónico: o Pedro Vaz, o aluno do agrupamento que deu a cara ao pioneiro projeto iniciado na biblioteca escolar da escola Piloto (EB1 Mem Martins n.º2).

A história “A Biblioteca ColorADD” foi o ponto de partida escolhido. Educadoras e crianças exploraram e interpretaram esta inclusiva história, numa das muitas sessões de contos que habitualmente são realizados nas salas do Jardim.

A exploração do livro serviu de pretexto para iniciar a abordagem à cor, nomeadamente as cores primárias e secundárias. A esta descoberta foi associada a alfabetização do código ColorADD.

P1040763Os pequenos e criativos artistas estão, aos poucos, a familiarizar-se com a simbologia utilizada no Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos. Estão também já sensibilizados para esta e outras limitações, que muitas pessoas apresentam.

A criatividade a este nível de ensino é muito estimulada. Numa das salas do Jardim, os pequenos artistas estão a reproduzir, com material reciclável, as quatro principais personagens da história “A Biblioteca ColorADD”: o Afonso, o Carlos, a Eva e o Luís.

Bem giras estão a ficar.

IMG_3193

As educadoras são também muito criativas e, numa espécie de jogo das escondidas, pontualmente, propõem às suas crianças que descubram objetos de cor semelhante a um dos símbolos do código ColorADD. A descoberta é registada com a colocação do respetivo símbolo no objeto. Quem visita as salas já encontra algumas paredes, caixas e objetos sinalizados. Uma forma bem divertida de aprender as cores e os símbolos a elas associadas.

Será que os mais pequeninos nos irão presentear com mais coloridas surpresas?

Vamos esperar para ver.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s