Leituras Inclusivas

livroUtilizar a leitura como “veículo” para promover o convívio e o intercâmbio entre alunos com e sem necessidades educativas dos diferentes ciclos de ensino é, entre outros, o objetivo primeiro da ação “Leituras Inclusivas”, do Projeto de Excelência “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”.

Ultrapassada toda a logística e ações necessárias para que estes encontros se possam concretizar (autorizações de encarregados de educação, transporte dos alunos, conciliação de horários…), foi dinamizado, na EB1 Mem Martins nº2 ( Escola Piloto), mais um momento especial e enriquecedor de contação de histórias.

150 alunos, divididos em duas sessões, deslocaram-se até à Terra do Faz-de-Conta, biblioteca escolar desta unidade de ensino do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, com vontade e curiosidade em ouvir uma história contada por alguém também especial: um aluno com Síndrome de Asperger, da Escola Secundária de Mem Martins.

Porque a leitura é para todos, porque não faz mal ser diferente, porque não faz mal ter um amigo imaginário, e aceitar alguém que o tenha é também uma forma de INCLUSÃO, foi a história “ALDO”, de John Burningham, a eleita para ser lida às crianças da Piloto.

Acompanhado pelo apoio técnico do Psicólogo Educacional a exercer funções no agrupamento, Edgar Beles, também ele um apaixonado pela leitura, Francisco Claudino, o ilustre contador desta história, contou-a com mestria aos atentos petizes.aldo capa

O momento pós conto, foi talvez o mais enriquecedor desta INCLUSIVA ação: o Francisco e as crianças falaram da história, dos interesses e preferências pela leitura e pelas bibliotecas, entre outras curiosidades que os mais destemidos quiseram perguntar.

Francisco, tu és The Best!”, dito por um dos alunos presentes, retrata na perfeição, o que todos os envolvidos nesta ação acham da prestação do aluno.

Assistiram ainda a esta ação, além dos diretamente envolvidos, o jurí que acompanha os Projetos de Excelência promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, constituído por representantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.

No final da ação, ao ilustre Contador de Histórias, foi oferecido um Diploma de Participação. As crianças comprometeram-se em realizar um registo da ação, escrito ou desenhado, para também o presentear e agradecer.

A Todos os envolvidos que tornaram possível mais uma ação do Projeto de Qualidade “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”, em particular ao Francisco, ao seu pai que assegurou o seu transporte e ao Edgar Beles, o Psicólogo Educacional, o sincero agradecimento da equipa de professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

IMG_3468 IMG_3469 IMG_3485

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s