No final do ano letivo 2011-2012, a Terra do Faz-de-Conta, biblioteca escolar da Piloto (EB1 Mem Martins n.º2), tornou-se a primeira biblioteca no mundo a aplicar aos seus serviços, o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos “ColorADD”. Este inovador conceito de inclusão, nunca antes tinha sido aplicado nos serviços de uma biblioteca. O sucesso da iniciativa rapidamente transpôs as fronteiras físicas da escola sendo, no ano seguinte, replicado nas restantes bibliotecas das unidades educativas do agrupamento a que pertence. Neste mesmo ano, foi o projeto eleito pela Câmara Municipal de Sintra, um dos vencedores do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas – PAQUE.
O impacto das boas ações tomou proporções nunca antes imaginadas. As fronteiras do agrupamento e do próprio concelho foram também transpostas. Hoje é possível ver em Bibliotecas Escolares e Municipais, de norte a sul do país, o conceito na Piloto iniciado.
No corrente ano letivo, foi a direção do agrupamento contactada para poder o inovador projeto das “Bibliotecas ColorADD”, ser incluído numa Visita de Estudo Transversal, organizada pelo Município de Sintra – “A View on Inclusive Practices”.
Orgulhosamente a direção do Agrupamento de Escolas de Mem Martins aceitou o desafio. Convocados para a logística do evento poderem organizar, os professores bibliotecários de tudo trataram para que no dia da visita nada falhasse (14 de março).
Miguel Neiva, o criativo designer que o código criou, presenteou-nos, uma vez mais, com a sua presença. É ele próprio um embaixador da Piloto e da sua biblioteca escolar no Mundo, a elas faz referência em centenas de conferências, debates, congressos… que participa.
O grupo de participantes oriundo de vários países, especialistas europeus na área da educação, manifestou o seu agrado pela diversidade, qualidade e partilha de experiências em Sintra efetuadas. Na bagagem levaram um particular desejo: replicar o exemplo da Piloto.
Em breve, Bibliotecas ColorADD na Escócia, Grécia, Espanha, Inglaterra, Irlanda, França… uma gratificante epopeia, da qual muito nos orgulha poder participar.