Bibliotecas ColorADD – A internacionalização

cartaz - visita transversalNo final do ano letivo 2011-2012, a Terra do Faz-de-Conta, biblioteca escolar da Piloto (EB1 Mem Martins n.º2), tornou-se a primeira biblioteca no mundo a aplicar aos seus serviços, o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos “ColorADD”. Este inovador conceito de inclusão, nunca antes tinha sido aplicado nos serviços de uma biblioteca. O sucesso da iniciativa rapidamente transpôs as fronteiras físicas da escola sendo, no ano seguinte, replicado nas restantes bibliotecas das unidades educativas do agrupamento a que pertence. Neste mesmo ano, foi o projeto eleito pela Câmara Municipal de Sintra, um dos vencedores do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas – PAQUE.

O impacto das boas ações tomou proporções nunca antes imaginadas. As fronteiras do agrupamento e do próprio concelho foram também transpostas. Hoje é possível ver em Bibliotecas Escolares e Municipais, de norte a sul do país, o conceito na Piloto iniciado.

No corrente ano letivo, foi a direção do agrupamento contactada para poder o inovador projeto das “Bibliotecas ColorADD”, ser incluído numa Visita de Estudo Transversal, organizada pelo Município de Sintra – “A View on Inclusive Practices”.

Orgulhosamente a direção do Agrupamento de Escolas de Mem Martins aceitou o desafio. Convocados para a logística do evento poderem organizar, os professores bibliotecários de tudo trataram para que no dia da visita nada falhasse (14 de março).

Miguel Neiva, o criativo designer que o código criou, presenteou-nos, uma vez mais, com a sua presença. É ele próprio um embaixador da Piloto e da sua biblioteca escolar no Mundo, a elas faz referência em centenas de conferências, debates, congressos… que participa.

O grupo de participantes oriundo de vários países, especialistas europeus na área da educação, manifestou o seu agrado pela diversidade, qualidade e partilha de experiências em Sintra efetuadas. Na bagagem levaram um particular desejo: replicar o exemplo da Piloto.cca2

Em breve, Bibliotecas ColorADD na Escócia, Grécia, Espanha, Inglaterra, Irlanda, França… uma gratificante epopeia, da qual muito nos orgulha poder participar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s