Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO é reconhecido pela sua excelência e qualidade

fO Agrupamento de Escolas de Mem Martins, viu a sua aposta na qualidade dos serviços das bibliotecas escolares reconhecida pela Câmara Municipal de Sintra, que premiou o projeto “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”.

Este reconhecimento culminou numa Cerimónia de entrega dos Prémios de qualidade e excelência no âmbito do 8º Concurso Anual de Projetos do Concelho de Sintra, realizada no dia 30 de maio de 2013, no Auditório da Escola Secundária Padre Alberto Neto – Queluz.

Em comunicação enviada à equipa coordenadora do projeto, a equipa técnica do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE) felicita os professores bibliotecários do agrupamento de escola: «Muitos Parabéns pelos resultados obtidos em mais um Concurso de Projetos. O AE de Mem Martins mais uma vez demonstrou estar entre os AE de qualidade e excelência do concelho de Sintra, para que tal acontecesse foi fundamental o vosso empenho e todo o trabalho que desenvolveram com tanta dedicação. », destacando « O ” Biblioteca ColorADD – Uma Porta para a Inclusão” é um projeto de grande impacto, esperemos que ele continue a ser implementado.»

Teresa Lobato, diretora do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, salienta que «esta Acreditação é um enorme orgulho para todos nós, e acho que deve ser, sobretudo, um grande orgulho para toda a comunidade escolar». «É justo este reconhecimento do trabalho “apaixonado” dos professores bibliotecários e é uma excelente notícia para todas as pessoas e instituições que com eles, de várias formas, colaboraram». «É também um bom presságio para esta recente agregação escolar. A glória individual do projeto iniciado na Piloto, EB1 Mem Martins n.º2, converge agora numa glória uníssona que, certamente, fortalecerá as fundações desta instituição educativa», afirma.

Sílvio Maltez, professor bibliotecário do agrupamento, responsável pela apropriação pioneira no mundo do Código de Identificação de Cores para Daltónicos – ColorADD, nas bibliotecas escolares, e Coordenador da equipa responsável pela candidatura ao PAQUE – Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas da Câmara Municipal de Sintra confidencia que «Se me perguntassem, em maio de 2012, quando me propus aplicar esta simples ferramenta aos serviços e recursos da biblioteca escolar da Escola Piloto, se tinha ideia do impacto que este pioneiro ato iria ter na comunidade educativa, eu responderia:

– Impacto? Sim, acredito…! Sinceramente não fazia ideia do reconhecimento que a Biblioteca ColorADD viria a ter fora de “portas”…!

Rapidamente este conceito de biblioteca inclusiva se rodeou de pessoas que partilham a paixão por estes espaços e por esta causa. O movimento foi criado de forma espontânea».

«Esta acreditação, resultado do trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares do agrupamento, é um marco extraordinário no percurso que temos vindo a desenvolver para a plena afirmação destes espaços. Valeu bem a pena todo o empenho, determinação e participação neste tão importante projeto», refere o docente, acrescentando «Em nome da equipa de professores bibliotecários, a todos expresso todo o meu agradecimento e reconhecimento, esperando que este seja o mote para os maiores sucessos em toda a nossa comunidade educativa».

“Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO” é um projeto alicerçado na problemática das Necessidades Educativas Especiais em geral e do Daltonismo em particular, e também nas necessidades que as bibliotecas escolares têm em, cada vez mais, promover a inclusão e proporcionar a todos, em igualdade de circunstâncias, serviços.

As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Mem Martins são hoje reconhecidas como um modelo de referência a seguir por outros estabelecimentos de ensino.

A análise de candidaturas, acompanhamento e escolha da distinção de projectos seleccionados nesta 8ª edição do Concurso Anual de Projetos do Concelho de Sintra foi realizada por um júri constituído por representantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo e da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.

bca2.2

 

IMG_4868 IMG_4847 IMG_4848 IMG_4849 IMG_4867

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s