Sociedade

mlA visita oficial do chefe de Estado ao Porto, no passado dia 12 de dezembro de 2013, foi exclusivamente dedicada ao empreendorismo de vocação social e desenvolvimento económico. Uma jornada que contou com o envolvimento direto de cerca de 50 empreendedores de todo o país.

Entre as várias empresas e projetos nacionais acompanhados, o Presidente da República teve a oportunidade de conhecer, em particular, o projeto ColorADD: o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos.

Miguel Neiva, o designer português mentor deste projeto, apresentou ao chefe de Estado uma breve resenha histórica deste inédito e universal código criado para melhorar a comunicação dos daltónicos. O processo de investigação e pesquisa efetuada, o projeto académico, o reconhecimento da comunidade científica, a validação em vários âmbitos, a afirmação no mercado, a componente social e económica do projeto, a integração do código na sociedade… foram alguns dos capítulos abordados na comunicação efetuada.

O designer recorreu ainda a alguns elementos que com ele pe1roximamente têm colaborado, para, na primeira pessoa, exporem os testemunhos e experiências pessoais ao Presidente da República: Tiago Ribeiro Pereira, daltónico, Edgar Ferreira,diretor geral da Zippy e Sílvio Maltez, professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

Na área da educação, em particular nas bibliotecas escolares, foi este docente o responsável pela apropriação pioneira no mundo do Código de Identificação de Cores para Daltónicos – ColorADD, nestes serviços.

As boas práticas iniciadas em 2012, na Terra do Faz- de-Conta, biblioteca escolar da EB1 n.º2 de Mem Martins – Escola Piloto, unidade escolar onde exerce funções, foram posteriormente replicadas nas restantes bibliotecas do agrupamento de escolas. A aposta nesta prática, nos serviços das bibliotecas escolares deste agrupamento, foi também reconhecida pela Câmara Municipal de Sintra que premiou, em maio de 2013,o projeto “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”.

Sílvio Maltez confidencia que “ Em maio de 2012, quando me propus aplicar esta simples ferramenta aos serviços e recursos da biblioteca escolar, não tinha ideia do impacto que este pioneiro ato iria ter na comunidade educativa, nem o reconhecimento que a Biblioteca ColorADD viria a ter fora de “portas”…! ”.

IMG_9744Este conceito de bibliotecas inclusivas tem, aos poucos, sido replicado noutras bibliotecas escolares do país (Sintra, Aljezur, Lagos, Vila do Bispo…). É este, o maior prémio para o docente.

“ Vir ao Porto, a convite do Miguel Neiva, ser por ele considerado um embaixador da ColorADD na educação e, na biblioteca Municipal Almeida Garrett, ver o conceito de bibliotecas inclusivas por mim iniciado, é um orgulho e um contributo para a plena afirmação destes espaços ”.

Sílvio Maltez é também o autor do livro infantil “A Biblioteca ColorADD”, um recurso produzido para explicar às crianças e jovens, as limitações de um daltónico e o Código de Identificação de Cores para Daltónicos, apoiado institucionalmente pela Rede de Bibliotecas Escolares, Ministério da Educação e Ciência, Plano Nacional de Leitura, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Centro de Recursos e Investigação Sobre Literatura Para a Infância e Juventude, Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Instituto Nacional para a Reabilitação e Instituto de Apoio à Criança.

Este pedagógico livro foi, entre outros presentes, oferecido ao Presidente Aníbal Cavaco Silva, que o pode desfolhar, constatando a pertinência da utilização do ColorADD nas escolas, em particular, nas bibliotecas escolares, como uma ferramenta aumentativa.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s