Rastreio de Visão Cromática

rastreio visual saUma das pretensões que a equipa de professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Mem Martins quer levar a cabo neste projeto, é a realização de um estudo teórico-empírico sobre o daltonismo, nos alunos de todas as unidades escolares que constituem o agrupamento. Este estudo tem por objetivo trazer à luz, dados, indicadores e tendências observáveis, nomeadamente nesta perturbação da perceção visual, caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. Este é um estudo preliminar e piloto com o objetivo de validar a necessidade de promover a melhoria, a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante, nomeadamente na utilização das bibliotecas escolares.

O Rastreio da Visão Cromática e a aplicação de inquéritos são os instrumentos de coleta de dados eleitos e adotados pela equipa responsável por este projeto.

imas_daltonismoO teste de cores Ishihara, método utilizado para diagnosticar o daltonismo, disponível em alguns sites na Internet, foi, durante a “Semana da Inclusão”, aplicado a uma curta amostra de alunos da EB 2/3 Maria Alberta Meneres, sensivelmente 60. Os resultados aparentemente são alarmantes uma vez que foram sinalizados um número considerável de casos numa tão curta amostra. A problemática pode ser ainda maior uma vez que alguns dos alunos que constataram sofrer de algum tipo de daltonismo, são do sexo feminino (raro), que a confirmar-se, significa que ambos os pais também o são.

Nesta semana, os “Guardiões da Biblioteca” deram, uma vez mais, o seu contributo, aplicando à comunidade escolar, de uma forma empenhada, os inquéritos produzidos para este estudo.

Os resultados estão a ser tratados pela equipa do projeto e oportunamente serão aqui divulgados.

Os professores bibliotecários do agrupamento estão empenhados em angariar potenciais parceiros que possam colaborar, com um rigor mais científico, nesta ambiciosa pretenção do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

DSC01216Diapositivo44

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s