Um parceiro com objetivos comuns

incA sociedade está, cada vez mais, envolvida e preocupada em minorar os problemas das pessoas com necessidades especiais. Arquitetura, Design, Educação… são algumas das muitas áreas que estão empenhadas no desafio da INCLUSÃO.

O original projeto ColorADD do designer português Miguel Neiva é um bom exemplo neste campo.

Também a nível local, muitas entidades se têm envolvido e desenvolvido ações e serviços que promovem a igualdade de direitos a todos e para todos.

A Rede de Equipamentos Lúdicos da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, são disso um bom exemplo. Relativamente às temáticas abordadas ao nível da animação pedagógica, a Área da Escola Inclusiva – Interculturalidade e Necessidades Educativas Especiais, são o tema subjacente ao trabalho desenvolvido pelas equipas responsáveis por estes espaços.

IMG_1784Estórias para Todos” é um dos projetos que resulta de uma parceria entre a Divisão de Educação/ Rede de Equipamentos Lúdicos e o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente de Mira Sintra. Um conjunto animações que potenciam a ação educativa dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Um dos objetivos principais do projeto “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO” é, entre outros não menos importantes, envolver a comunidade educativa nas problemáticas da inclusão. O projeto “Estórias para Todos” assenta que nem uma luva nas estratégias que pretendemos implementar neste nosso desafio.

A Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra é pois, um parceiro deste nosso projeto tendo já dado o seu contributo nesta epopeia INCLUSIVA.IMG_1798

Nas escolas do 1º Ciclo do Agrupamento (EB1 Mem Martins n.º 2 e EB1/JI Serra das Minas n.º 1), foram dinamizadas pelas animadoras dos Centros Lúdicos, as “Lendas de Sintra”. Os felizardos alunos ouviram, dramatizaram e aprenderam três velhinhas lendas do concelho: Lenda do Palácio Nacional de Sintra, Lenda de Seteais e Lenda da Peninha.

A particularidade destas animações, é serem apoiadas por um sistema gráfico de comunicação utilizado internacionalmente – SPC – Símbolos Pictográficos de Comunicação (Mayer-Johnson). Em crianças e jovens com graves perturbações na oralidade, são desenvolvidos meios aumentativos de linguagem/comunicação, que poderão ser gestos, símbolos, fotografias, histórias ou outros, cuja finalidade é permitir uma comunicação o mais eficaz possível, dentro das suas capacidades.

simbolos_comunicacaoEsta iniciativa tenta aproximar e estimular o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s