SOS Terror – Formação de Utilizadores

cartaz sos terrorO primeiro dia do mês de novembro marca o “Dia de Todos os Santos”. Esta e outras tradições portuguesas devem ser divulgadas e comemoradas nas escolas para que a nossa identidade possa ser preservada, independentemente de estar associada ou não a ela, um feriado nacional.

Embora parecida com a portuguesa, outra tradição de origem estrangeira comemorada neste mesmo dia, o Halloween, tem-se, ao longo dos últimos anos, evidenciado.

A “paixão” pelos mais pequenos a esta tradição, muito se deve às personagens a ela associadas: Bruxas, Fantasmas, Lobizomens, Dráculas… um misto de fantasia, medo e atração reforçado pela “avalanche” de máscaras que invadem todas as lojas nesta época do ano, antecipando o tradicional Entrudo português.

Na Terra do Faz-de-Conta (biblioteca escolar), é também já tradição celebrar esta data com algumas iniciativas dirigidas aos alunos.

Depois de no ano letivo passado se ter tornado uma biblioteca mais inclusiva (1ª biblioteca no Mundo a aplicar o Sistema de Identificação de Cores para daltónicos – ColorADD), a Terra do Faz-de-Conta associou a alfabetização deste simples código gráfico, à “Formação de Utilizadores” sobre a organização da documentação existente na biblioteca escolar (CDU- Classificação Decimal Universal).

IMG_2279Denominada de SOS Terror, pela associação direta às celebrações do Halloween na escola, esta sessão de formação decorreu ao longo de três semanas sendo dinamizada de forma criativa e inovadora, uma espécie de caça ao tesouro onde o público alvo, alunos do 4º ano de escolaridade, aprenderam a brincar e brincaram a aprender e a utilizar, de forma mais correta, a biblioteca escolar.

Os alunos ao aprenderem o funcionamento do sistema de organização da biblioteca escolar (CDU), estão aptos a utilizarem qualquer biblioteca, desde a Municipal a qualquer outra. A RBM – Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra tem este sistema de classificação adotado.
No município de Sintra, as bibliotecas municipais, à semelhança de muitas outras, associa a cada uma das classes da CDU, uma determinada cor. Esta associação facilita ao utilizador uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.cdu coloradd
Para promover a uniformidade e a proximidade entre bibliotecas municipais e escolares, a RBM – Rede de Bibliotecas Municipais e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares recomenda a replicação da associação das cores utilizadas nas biblioteca municipais pelas bibliotecas escolares. Este procedimento possibilitará aos utilizadores uma familiarização com esta forma de organização independentemente de frequentarem uma biblioteca escolar ou municipal.

sos terror 018Havendo possivelmente um número indeterminado de utilizadores da bibioteca escolar que sofrem de Daltonismo, as cores associadas à CDU não são certamente para estes, pelas suas limitações, facilitadoras para uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.
A associação de cores à CDU poderá ter até o efeito oposto daquilo que se pretende promovendo desigualdades ao acesso de serviços e à exclusão.
Os utilizadores da Terra do Faz-de-Conta, ao aprenderem o funcionamento do código ColorADD, sofram ou não de Daltonismo, estarão aptos a localizarem autonomamente os títulos associados a uma determinada cor/ classe.

Esta foi uma ação que contou com a presença de três elementos do jurí que acompanha o Projeto do Agrupamento de Escolas de Mem Martins “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO“, um dos Projetos de Excelência do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas do concelho de Sintra.

sos terror 027

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas ColorADD. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s